segunda-feira, 22 de abril de 2019

BICOS

Princípio de Linha VIII



A ave como metáfora é frequentemente utilizada no discurso poético. O poema como voo, o poeta como pássaro, a poesia dotada de asas...etc...etc. Em suma, a imaginação criadora como competência para conseguir voar mais longe. Curiosamente, conheço poetas com diversos tipos de "bico" e o exercício que fiz no sentido de fazer corresponder poetas meus conhecidos a cada tipo de pássaro/bico abaixo ilustrado foi bastante divertido. Exercício inútil, dirão. Pelo contrário, foi bastante útil: a reflexão ajudou-me a distinguir quais os poetas que, afinal, quero ler. Na verdade, quando se chega à minha idade, é muito importante não ir em cantigas de críticos literários tendenciosos e, na medida do possível, rentabilizar o meu tempo de leitura. A propósito, estou a ler a "captura ampla de peixes" de Rui Costa em "Mike Tyson para Principiantes".

Nota: Evidentemente que a metáfora também se aplica aos leitores.

Adília César

Sem comentários:

Enviar um comentário

AUTO-BIOGRAFIA POÉTICA