segunda-feira, 8 de julho de 2019

A ÁRVORE DA IMAGINAÇÃO

Princípio de linha X




Era uma vez uma árvore que nasceu em cima de um tronco velho no meio de um rio. Muitos dias depois, um pássaro chegou perto dela e disse:

Pássaro - Desculpa dizer-te isto, mas estás desenquadrada. Devias ser mais discreta, mais igual às outras árvores.


Árvore - Porquê?


Pássaro - Uma árvore deve ter as raízes na terra.


Árvore - Porquê?


Pássaro - Porque é o costume. A semente cai na terra e vai-se desenvolvendo até ser árvore. Sempre foi assim.

Árvore - Tens a certeza?

Pássaro - Sim, tenho a certeza absoluta.

Árvore - Eu não tenho as minhas raízes na terra. E não deixo de ser uma árvore.

Pássaro - Mas és uma árvore louca.

Árvore - Não faz mal, não me importo. 

Pássaro - Devias importar-te. Estás sozinha. Os loucos ficam sempre sozinhos. Fazem perguntas sobre tudo e não têm respostas para nada.

Árvore - Não estou sozinha. Estou acompanhada pela minha imaginação. E não preciso de certezas, as dúvidas dão-me todas as respostas de que preciso.

Pássaro - Mas afinal, porque nasceste em cima de um tronco velho no meio de um rio?

Árvore - Para te poder contar a minha história.

Adília César

Sem comentários:

Enviar um comentário

AUTO-BIOGRAFIA POÉTICA